O BRASIL É LAICO

ESTADO LAICO

 

Fala-se muito sobre laicidade do Estado no Brasil por ser um país de grande diversidade religiosa.  Esta semana o Estado Laico será tema dos blogs brasileiros. É uma campanha.

 

O Gay Católico vai preferir transgredir o que puder.Não vamos penetrar a história, nem definir nada.

A Igreja Católica, perdeu muito do seu poder sobre o Estado, mas continua lutando para manter o pouco que possui de poder sobre as instituições públicas. Os evangélicos fundamentalistas literalistas, por sua vez, radicalizam e querem o poder para transformar o Brasil numa teocracia. Parece exagero? Os pastores evangélicos de última geração são muito mais ambiciosos que Judas. São capazes de subterfúgios como chantagem para alcançar seus objetivos, e seu objetivo maior é o poder central. Suas Marchas para o Planalto, travestidas de Marcha para Jesus, são outro exemplo de farisaísmo.

 

Enfim, as lideranças religiosas como têm influência sobre seu rebanho, têm poder eleitoral. Têm votos. E com isso atravessam com frequência a fronteira da laicidade estatal para fazer valer seus interesses sob pretexto religioso. E não raras vezes trazem o Estado refém.

 

O Estado Laico no Brasil é frágil e com isso os direitos humanos em terras brasileiras são feridos de morte diariamente.

 

Por isso estamos em campanha nacional pelo Estado Laico. Para tentar acordar os poderes e cobrar deles vigilância e postura firme em defesa da laicidade do Estado no Brasil.

 

É convicção do Gay Católico que o mais importante e maior emblema da laicidade do Estado são os direitos dos homossexuais. E que o Estado Laico, na acepção mais rigorosa do termo, é o melhor caminho político e civil de contribuição com a santidade das igrejas.

 

Um Estado Laico puro ao lado de igrejas introspectivas, contritas, contemplativas e solidárias faz uma nação ser harmônica no caminho da sua própria santidade.

Tags: , ,

Uma resposta to “O BRASIL É LAICO”

  1. Adriano Ferreira Chaves Says:

    O que posso dizer é que nosso país não é laico na prática, só no papel (como muitos argumentos e acontecimentos), onde impera o controle do estado por meio teocrácico de uma parcela da população, insignificante por sinal, de deístas cristãos (nem sei dizer o que seria se não fosse no Brasil). Fora isso, não é de se desconfiar por que tem deputados e senadores que são contra a PLC122/06? Com certeza que tem relação com essa observação, não resta dúvidas de que ainda tramita no congresso leis que possibilitem uma igualdade de gêneros e ampliação da liberdade das mulheres também, mas ficam no papel por que os mesmo deputados e senadores pensam com o coração ao invés do cérebro. A ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) ainda tem autoridade e autoritarismo sobre o senado e o congresso, também nos governos em nível municipal e estadual, agora com uma diferença: também entrou nessa joga uma tal de bancada evangélica ou bancada de defesa da família brasileira (outro nome para uma outra forma de bancada formada por ultraconservadores) de posição anti-escolha. Com certeza que chegar ao nível de um país laico e sem preconceitos de qualquer que seja ainda está longe, com certeza que não será também com o sistema atual, sua principal plataforma de manutenção. Capitalismo libertário? Quanta contradição!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: