DOUTRINA 1

 AS SAGRADAS ESCRITURAS

A história de importantes e extraordinários acontecimentos no mundo e entre os homens, de há milhares de anos atrás, foi sendo transtimitida oralmente e sendo registrada nos meios disponíveis por aqueles que dominavam a escrita. Esses registros, selecionados pelos sábios dominantes entre os registros que resistiam ao tempo, ao que se sabe chegaram até o início desta chamada Era Cristã e eram cultivados pelos povos que viviam ao longo do Rio Jordão, no Oriente Médio. Conhecidos como as Sagradas Escrituras do povo hebreu, resultaram de uma seleção por milênios e definidos como legítimos e verdadeiros. Hoje são conhecidos pelos cristãos como o Velho Testamento, que relatam a história da manifestação divina entre os homens, em particular entre o povo hebreu.

Do mesmo modo, outro acontecimento importante no mundo e entre os homens, há cerca de dois mil anos atrás, também foi sendo transmitido oralmente e sendo relatado por escrito, por aqueles que se supõe terem participado diretamente no episódio. Também, do mesmo modo que o Velho Testamento, os sábios das comunidades que admitiam como legítimo e verdadeiro esse acontecimento, cultivaram esses documentos e selecionaram ao longo dos séculos, compenetrados de temor e amor, os textos que consideraram como os autênticos relatos dessa história que denominaram de Novo Testamento.

O Novo Testamento relata a história daquele que os chamados cristãos reconhecem como a encarnação do Filho de Deus, o Cristo, e, contém o testemunho de alguns de seus seguidores que divulgaram a doutrina de Cristo, o Evangelho.

Num determinado momento da história das civilizações, o Novo Testamento adquiriu sua forma atual. São vinte e sete livros que possuem a unanimidade do cristianismo.

Passaram por um crivo de tal ordem que a menos que ocorram novas e improváveis descobertas arquelógicas, são todos dados como genuínos, fiéis e absolutamente confiáveis.

Assim as Sagradas Escrituras, compostas do Velho e do Novo Testamento, também chamadas Bíblia, formam o extrato escrito que estabelece a relação entre os homens e Deus. No mundo dos adeptos de Cristo. A Cristandade.

Alguma história da Bíblia em

http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “DOUTRINA 1”

  1. ND Says:

    estamos sempre a aprender. Estava convicto que a Bíblia era inequívoca a condenar a homossexualidade, afinal existe a possibilidade de alguns erros de tradução. De qualquer forma, parece-me que existem demasiadas referências que parecem condenar…

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade_na_B%C3%ADblia#Refer.C3.AAncias_b.C3.ADblicas_a_atos_homossexuais

  2. Benjamin Bee Says:

    Dias, obrigado pelo link.

    Sua colaboração é importante e o texto do Wikipédia também é.

    Nós aqui estamos também tentando mais outro caminho, outros argumentos.

    É correta a interpretação de termos da Bíblia dentro do contexto em que foram escritos. Mas há ainda algo mais.

    Por exemplo o argumento, que breve estará num próximo post…

    Quando a Bíblia diz que um homem não deve deitar com outro, considero a perspectiva que “deitar” primeiramente significa copular.

    A cópula até há bem pouco tempo tinha como propóstio a procriação biológica, quanto mais nos idos tempos de Moisés. Naquele tempo sexo era entendido exclusivamente para “encher a terra”. Portanto, o homem que tentasse usar outro homem para efeito de procriação estava obviamente cometendo um absurdo. Portanto, o que era abominável, era um homem tentar usar um homem para procriar. Pensar isso não é irrazoável porque pode-se admitir tranquilamente que naquele tempo a noção de fertilidade era mistificada.

    Continuam válidos todos os outros argumentos e interpretações. O que cai por terra é o argumento católico conservador de que a homossexualidade é uma “ato que fecha à vida”. O argumento católico conservador será refutado brevemente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: